Em 10 de setembro de 1996, na sede da Ansef-ES, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, onde 26 sócios fundadores aprovaram o Estatuto Social e a constituição da COOPEFES, sendo eleito o Conselho de Administração tendo como Presidente: Luiz José Couto Carril, Vice-presidente: Jamir Denadai e Secretário: Rubens Antônio dos Santos.
Luiz José Couto Carril permaneceu como presidente da cooperativa no período de 1996 a 2008. Em 2009, foi eleita nova diretoria, tendo como Presidente: Roberto Silveira, Diretor Operacional: Paulo dos Santos e Diretor Administrativo: Rubens Antônio dos Santos.
Em novembro de 2001, a COOPEFES, juntamente com outras cooperativas (dos policiais federais) criaram a Central das Cooperativas de Crédito Mútuo dos Policiais Federais e Servidores da União (FEDERALCRED), onde permaneceu filiada até 18 de dezembro de 2009.
Em 10 de setembro de 2003, mudou sua Razão Social para Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Departamento de Polícia Federal e demais Servidores Públicos da União, no Estado do Espírito Santo – FEDERALCRED/ES e ampliou o Estatuto Social para todos os Servidores Públicos da União no Estado do Espírito Santo, objetivando o crescimento do quadro social da cooperativa.
Em 28 de fevereiro de 2008, alterou a Razão Social para Cooperativa de Crédito Mútuo dos Policiais Federais e Servidores da União no Espírito Santo – FEDERALCRED.
Em 09 de junho de 2010, em virtude da desfiliação à Federalcred Central, foi criada nova Logomarca e alteração do nome fantasia da Cooperativa para “CredFederal”.
Hoje a CredFederal encontra-se bem estruturada, cumprindo sua missão principal que é a satisfação e o bem estar dos associados e seus familiares. A cada dia que passa a confiança e a credibilidade dos cooperados aumentam e isso impulsiona e motiva a diretoria, os membros do conselho de administração, conselho fiscal e colaboradores.
Para melhor atender os associados foi firmado Convênio de Compensação com o Banco do Brasil, visando prestar serviços de centralização financeira, compensação de cheques e outros serviços, disponibilizando aos cooperados, acesso aos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil para pagamento de contas, transferências e saques, através de cartões de débitos.
O grande desafio da CredFederal é fazer com que todos associados exercitem o espírito cooperativo e tenha uma participação muito mais efetiva, para que juntos possamos fazer da Credfederal uma cooperativa ainda mais forte.